Pragas Urbanas
Você está em: INÍCIO / PRAGAS
Cupim e Broca de Madeira
Existem no nosso planeta, mais de 2000 espécies de cupins. No nosso país já foram constatados cerca de 210 tipos. Basicamente estes insetos trabalham 24 horas por dia, provendo a termiteira (cupinzeiro). O seu alimento básico são principalmente “produtos celulóticos”, incluindo vegetais vivos como mudas de eucalipto, plantas de arroz e tolotes de cana.
Algumas espécies se alimentam de madeira morta ou serrada, atacando mourões de cerca, móveis, portas, batentes e armários. São as mais conhecidas das populações urbanas.
O cupim é capaz de destruir até concreto e alumínio na busca de celulose.
Os cupins desenvolveram um sistema de comportamento social quase tão complexo como o das formigas, as abelhas sociais e as vespas. Cada colônia é composta por diversos indivíduos com diferenças morfológicas, que vivem juntos formando castas com diferentes funções.
Nas espécies socialmente mais avançadas há três grandes castas: os cupins reprodutores, os soldados e os trabalhadores. Todas as castas incluem indivíduos pertencentes aos dois sexos, mas somente os reprodutores desenvolvem completamente os órgãos sexuais.
